Chicago Riverwalk / Departamento de Transporte de Chicago

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© Kate Joyce Studios

Descrição enviada pela equipe de projeto. O braço principal do rio Chicago tem uma história longa que em muitos aspectos espelha o desenvolvimento da própria cidade de Chicago. Antes um córrego pantanoso sinuoso, o rio foi canalizado para apoiar a transformação industrial da cidade. Após a famosa reversão do rio, em que a cidade reverteu o fluxo do braço principal e do sul para melhorar o saneamento, o arquiteto e urbanista Daniel Burnham introduziu uma nova visão cívica dos passeios à beira do rio, com a adição do viaduto Wacker Drive. Durante a última década, o papel do rio tem evoluído com o projeto Chicago Riverwalk, um passeio à beira do rio Chicago e iniciativa para recuperá-lo para o benefício ecológico, recreativo e econômico da cidade.

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O objetivo de abraçar o rio como uma comodidade recreacional parecia impossível anos atrás dados os altos níveis de poluição do rio. Mas hoje essa visão está se tornando realidade. Recentes melhorias na qualidade da água do rio e o aumento da intensidade da vida recreativa pública sinaliza a crescente utilização do rio, exigindo novas conexões com a beira da água. O Departamento de Transporte de Chicago e Ross Barney Architects lideraram a conclusão bem sucedida da primeira fase do projeto, um segmento inicial que inclui a Praça do Memorial de Veteranos e a Praça do Museu Bridgehouse.

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Em 2012, a equipe de Sasaki, Ross Barney Architects, Alfred Benesch Engineers, e Jacobs / Ryan Associates, apoiados por consultores técnicos, receberam a tarefa de completar a visão para segunda e terceira fases: seis quadras entre a Rua State e a Rua Lake. A partir de estudos anteriores sobre o rio, os planos da equipe fornecem uma conexão de pedestres ao longo do rio entre o lago e a confluência do rio.

Detalhe

A tarefa em mãos era tecnicamente desafiadora. A equipe de projeto, por exemplo, precisou trabalhar dentro de uma estreita área permitida de construção de 7,62 metros de largura para expandir os espaços programa de pedestres e negociar uma série de conexões embaixo de pontes entre os quarteirões. Além disso, o projeto teve que considerar a dinâmica de cheias anuais do rio, de quase 2,13 metros verticais.

Transformando estes desafios em oportunidades, a equipe imaginou novas formas de pensar este parque linear. Ao invés de um caminho composto por voltas de 90 graus, a equipe concebeu o caminho como um sistema mais independente que, através de mudanças na sua forma, conduziria a uma série de novas conexões programáticas com o rio.

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Com novas conexões que enriquecem e diversificam a vida ao longo do rio, cada quadra possui forma e programa de tipologias diferentes baseadas no rio. Esses espaços incluem: A Marina Plaza: restaurantes e mesas ao ar livre oferecem vistas da vibrante vida na água, incluindo embarcações, patrulhas, táxis aquáticos e passeios de barco. The Cove: aluguel de caiaque e ancoragem para embarcações de tração humana fornecem conexões físicas com a água por meio de atividades de recreação. O River Theater: uma escada escultórica ligando o Upper Wacker e o Riverwalk oferece conectividade pedonal e assentos à beira da água, enquanto as árvores fornecem vegetação e sombra.

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A Water Plaza: uma fonte oferece uma oportunidade para crianças e famílias se envolverem com a água na beira do rio. The Jetty: uma série de píeres e jardins pantanosos flutuantes oferecem um ambiente de aprendizagem interativo sobre a ecologia do rio, incluindo oportunidades de pesca e identificação de plantas nativas. O Boardwalk: uma passagem acessível e um novo limite para a marinha cria um acesso contínuo à Rua Lake e estabelece o cenário para o futuro desenvolvimento neste espaço crítico na confluência.

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Como um novo sistema de caminhos conectados, o projeto Chicago Riverwalk fornece continuidade e variedade para visitantes do parque. Os diferentes programas e formas de cada espaço permite diversas experiências no rio, que vão desde a oferta de restaurantes à vasta programação de eventos públicos e a novas instalações para embarcações de tração humana. Ao mesmo tempo, os materiais, detalhes e formas repetidas proporcionam coesão visual ao longo de todo o projeto. A pavimentação, por exemplo, reflete os contrastes do contexto existente: uma pedra de corte refinado dialoga com o elegante viaduto Beaux-Arts Wacker e a arquitetura da Bridgehouse, enquanto uma plataforma pré-moldada mais resistente está situada nas elevações mais baixas e embaixo das pontes em aço exposto.

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A construção das três quadras, da Rua State à Rua LaSalle, inaugurou no verão de 2015. As próximos três quadras estão em construção e estarão concluídas em 2016.

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Localização do Projeto

Endereço:Chicago, IL, Estados Unidos

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Cita: "Chicago Riverwalk / Departamento de Transporte de Chicago" [Chicago Riverwalk / Chicago Department of Transportation] 11 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794654/chicago-riverwalk-departamento-de-transporte-de-chicago> ISSN 0719-8906

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